terça-feira, 16 de junho de 2009

EFEITO ESTUFA E O AQUECIMENTO GLOBAL

Algo de que se tem ouvido falar bastante nos últimos tempos é o efeito estufa e como isto se reflecte no aquecimento global do planeta.
Antes de mais nada é necessário compreender o que é este efeito e como é que ele surge.
O Sol emite continuamente radiações solares. Estas radiações são em parte absorvidas pela atmosfera sendo o restante reflectido para o espaço. Ao existir uma grande quantidade de gases emitidos para a atmosfera, como o dióxido de carbono resultante da combustão em larga escala em unidades industriais, estes vão fazer com que a quantidade de radiação emitida para o espaço seja menor e como tal se acumulem na superfície aumentado a temperatura do planeta a nível geral. Estes gases, de uma forma simplificada, como que formam uma camada que evitam que estas radiações sejam reflectidas para o espaço. É chamado efeito estufa por ser semelhante ao efeito produzido por uma estufa para aquecer o ambiente no interior da mesma.
No entanto há que ter em atenção um pequeno detalhe. As radiações solares por si só não aqueceriam o planeta à temperatura que tem hoje. A presença de carbono na atmosfera é necessária para que parte da radiação solar seja reflectida para a superfície e assim a aqueça. O problema surge quando existe carbono em demasiada quantidade e assim a quantidade de radiação solar reflectida para a superfície é maior e a radiação que é libertada para o espaço é menor. Isto provoca um aumento da temperatura terrestre. Isto poderá ter consequências como o aumento do nível da água do mar, devido ao degelo de grandes massas de água e a desertificação de determinadas áreas.

Nenhum comentário: