segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOITE EUROPEIA DOS MORCEGOS



5 de Junho, Mata do Camarido (Caminha). Participe na actividade de captação de ultra-sons!

A 5 de Junho de 2009, na foz do rio Minho (concelho de Caminha), na Mata do Camarido, o Fundo para a Protecção dos animais Selvagens - FAPAS, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade - ICNB, Câmara Municipal de Caminha (Dep. Educação), Museu de História Natural – UP e ASPEA, organiza as celebrações da “XIII Noite Europeia dos Morcegos”.

A Noite Europeia dos Morcegos (resultante do Acordo Europeu para a Conservação dos Morcegos – EUROBATS) pretende sensibilizar a população em geral e a comunidade educativa, em particular, para a importância destes pequenos mamíferos voadores, muitos dos quais em perigo de extinção.

Durante o dia decorrerão várias actividades nas quais participarão cerca de 400 alunos do Agrupamento de Escolas Coura e Minho.

Atendendo a que o tema são os morcegos, a partir das 20:30h, e aberta à participação do público em geral, haverá uma actividade nocturna de captação de ultra-sons emitidos pelos morcegos. Todos os interessados em participar nesta sessão, deverão contactar o FAPAS:
- e-mail: geral.fapassapo.pt ou
- telefone: 22 200 24 72.

As actividades diurnas dividem-se em 7 estações, que permitirão às crianças compreenderem, de forma lúdico-educativa, a importância dos morcegos, dos problemas que os afectam e do modo como podem contribuir para os minimizar. São elas:

1 – Entra nas asas do morcego – projecção sobre morcegos e exposição de trabalhos desenvolvidos por estabelecimentos de ensino;
2 – Morcega-te – construção de chapéus e fios para mascarar os participantes;
3 – Morcega-te mais – com pinturas “make up”;
4 – Constrói um abrigo para morcegos;
5 – “Constrói” um morcego;
6 – Salva os morcegos – Derrube das latas insecticidas e jogo da glória; e
7 – Decide-te – identificação do ambiente adequado para a qualidade de vida dos morcegos; registo das sensações das actividades.

Nenhum comentário: