sábado, 18 de julho de 2009

"PREVENÇÃO" NOVE MIL AJUDAM A PREVENIR FOGOS

terrenos nas florestas para evitar incêndios. Alguns recebem 12 euros por dia, outros fazem-no de graça.
Nove mil jovens vão este ano vigiar as florestas, limpar aceiros e caminhos de acesso a pontos de água, alertar as populações para o risco de fogos e ajudar à manutenção dos parques de lazer. Desde 2005 que o Instituto Português da Juventude (IPJ) promove o programa Voluntariado Jovem para as Florestas, mas no terreno há várias acções, todas com o mesmo objectivo: garantir que o fogo se mantenha longe destas áreas.
O programa chama os jovens, com idades entre os 18 e os 30 anos e por um mínimo de 7 dias de vigilância nas florestas, pelo qual recebem 12 euros e um seguro de acidentes.
Em Vieira do Minho, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o programa "vai já na segunda edição e tem dado frutos". Tanto que "há jovens que repetem a presença", afirma Manuela Guedes, responsável pelo Gabinete Florestal da autarquia, que é parceira do IPJ nesta iniciativa.
"Os jovens gostam da experiência, que lhes permite um contacto assíduo com a natureza" e outros há que "são atraídos pelo dinheiro. Aproveitam as férias para ganhar experiências novas e juntar um pecúlio", conclui.
No outro extremo do País, a iniciativa tem outros contornos, mas mantém o espírito. Em Loulé, as florestas "são vigiadas por meia centena de jovens que fazem a prevenção e detecção de fogos florestais, informam as populações sobre a limpeza dos terrenos e interagem com os mais idosos e isolada que os recebe muito bem", afirma a responsável pelo programa Teresa Laginha.
Aqui a promotora é a autarquia de Loulé e "os jovens não recebem qualquer dinheiro. Recebem a alimentação, uma T-shirt e uma mochila, bem como um boné", adianta. E "cada brigada realiza a vigilância durante uma quinzena" conclui a responsável.
Em Cascais, o programa Natura Observa junta mais de três centenas de voluntários que participam em acções de protecção da natureza no Parque Natural de Sintra Cascais.
O vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, salienta "a grande adesão ao programa, que demonstra o sucesso no envolvimento dos jovens na preservação dos recursos naturais do concelho". Cabe-lhes fazer o patrulhamentos nas matas da serra de Sintra e efectuar "um conjunto de trabalhos florestais, como limpeza de matos e controlo de acácia para reduzir o risco de incêndio", diz.
O Voluntariado Jovem para as Florestas dura até 30 de Setembro. Na inscrição os voluntários assinam uma "declaração de honra" em como não cometeram "nenhum crime contra a natureza".

sexta-feira, 17 de julho de 2009

TRITÃO-PALMADO


Tritão-palmado
Um anfíbio cada vez mais raro em Portugal
por MARIANA CORREIA DE BARROS
Ameaça. A drenagem de pântanos e pauis, para a agricultura, e a poluição de pequenas ribeiras e lagoas estão a fazer diminuir rapidamente o número de tritões-palmados, alerta o ecologista Vasco Cruz, que está a realizar um trabalho de conservação de anfíbios e répteis
O futuro dos anfíbios é de catástrofe - 40% das espécies correm risco de extinção. O tritão-palmado encontra-se nesta estatística negra. Apesar de não estar ainda muito ameaçado, as rápidas alterações climáticas, a destruição de habitats e a poluição das águas onde habita estão a fazer diminuir rapidamente o seu número.
O tritão-palma- do (Triturus helveticus), que deve o nome às membranas interdigitais que desenvolve durante o período de reprodução, nos meses de Novembro. Escolhe essencialmente áreas húmidas, com algumas massas de água, como pântanos e pauis, pequenos ribeiros e lagos onde a água corre pouco. "A destruição destas zonas - por exemplo, através da drenagem para criar terrenos agrícolas - é uma das principais ameaças", diz Vasco Cruz, ecologista, que está, neste momento, a fazer um trabalho de conservação de anfíbios e répteis em Portugal.
A introdução de espécies exóticas no habitat dos tritões veio agravar a situação. "Pequenos peixes vermelhos, ou laranjas, chamados pimpões, alimentam-se dos ovos dos tritões, salamandras ou sapos", explica o ecologista.
Nos meses que passam na água, são activos durante todo o dia; na sua fase terrestre, em que habi-tam debaixo de pedras ou troncos, são vistos apenas à noite. "Saem somente para se alimentar e durante o dia ficam protegidos. Como são anfíbios, têm a pele húmida e não podem apanhar sol, por isso mantêm-se escondidos."
São animais que vivem em média 12 anos e demoram três anos a atingir a maturidade sexual. Quando os ovos eclodem, cerca de 15 dias depois da fecundação, nascem pequenas larvas que ficam na água entre quatro a cinco meses.
O seu tempo de desenvolvimento depende da abundância de comida e da temperatura da água, que influencia a quantidade de oxigénio. "A larva pode ficar pronta a sair da água em apenas um ou dois meses ; mas se a água for fria e houver quantidade de comida em abundância, pode viver dentro de água quase até Novembro."
No fim da fase larvar, o tritão-palmado perde as brânquias e passa a ter uma respiração pulmonar. "É a sua última transformação e a mudança de larva para juvenil. Torna--se então um tritão-palmado em miniatura, com somente dois centímetros", explica Vasco Cruz.
O tritão-palmado é uma das espécies de maior distribuição no mundo, mas em Portugal existe em número reduzido. Não se sabe ao certo quantos. No Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal surge como "uma espécie insuficientemente conhecida". Pode ser observada no Noroeste português, nomeadamente na serra da Lousã, e do litoral do Mindelo para norte, até ao Gerês. Não se encontra em mais lado nenhum de Portugal, e, das três espécies que existem no País, é o mais raro.
Mas apesar de pouco conhecido, o tritão-palmado tem um papel importante na natureza. Na Galiza, por exemplo, chamam-lhe limpa fuentes, porque se sabe que onde esta espécie habita a água é sempre limpa. "Para além de bons bioindicadores, comem uma série de insectos e as larvas também se alimentam de detritos".
Apesar disso, em Portugal pouco ou nada está a ser feito no sentido de preservar a espécie. Uma das raras excepções é a Associação de Amigos do Mindelo, que recentemente tem feito um esforço no sentido de proteger as espécies de anfíbios e répteis que ali habitam.
"É realmente urgente tomar medidas para preservas os anfíbios, porque as alterações climáticas, associadas à destruição da natureza pela mão do homem, podem forçar uma rápida extinção de muitas espécies", conclui Vasco Cruz.

sábado, 4 de julho de 2009

PERCURSO"ENTRE O CÁVADO E O ATLANTICO 04.07.2009

O Cávado e o Atlântico moldaram o carácter desta terra ribeirinha, as suas gentes, desde cedo, aprenderam a conhecer o pulsar das águas e descobrem que será esse o seu percurso de vida.
Início do Percurso
A Ponte de Fão é uma maravilhosa ponte existente sobre o Rio Cávado! Esta ponte localiza-se na freguesia de Fão no concelho de Esposende. Esta ponte é bastante conhecida devido às suas ligações para Viana do Castelo e outros locais a destacar! Foi inaugurada a 7 de Agosto de 1892.A Ponte desde 2005 esteve em obras, mas as mesmas acabaram no Verão de 2008!É uma fabulosa ponte de ferro por onde podem passar e visitar várias vezes!
Respeite a Natureza, não deixando marcas da sua passagem
Rio Cávado
Parque Natural Litoral Norte desde 2005, foi outrora Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE), criada a 17 de Novembro de 1987, segundo o Decreto-Lei 357/87, e ocupando uma área de 476 hectares.A orla marítima compreendida entre a foz do Neiva e a povoação da Apúlia - o litoral de Esposende - é constituída por um cordão de praias e dunas, de grande instabilidade e risco de erosão, ao qual se associam rochedos costeiros, os estuários dos rios Cávado e Neiva, manchas de pinhal, paisagens rurais e vários aglomerados populacionais.Estas areias do litoral minhoto foram colonizadas graças ao sargaço e ao pilado extraídos das águas do mar e empregues como adubo.Cavando a terra ou recolhendo algas e crustáceos, os camponeses e pescadores do litoral trouxeram à cultura areais dantes estéreis e despovoados, onde progressivamente se foram erguendo as casas e fazendo os lugares. São Bartolomeu do Mar, a sul da foz do Neiva, Marinhas, Esposende e a costa de Fão, a Gramadoira, Sedovem e finalmente a Apúlia são outros tantos locais em que, até um passado quase presente, se praticava a apanha de algas marinhas.Associados a toda esta actividade marinha estavam os campos em "maceiras" ou "gamela", escavados alguns metros até ao nível da toalha freática, de modo a criarem-se as condições microclimáticas que possibilitassem, com a incorporação de adubo marinho, uma policultura intensiva. Hoje em dia, a costa do sargaço e do pilado deixou de o ser; o litoral de Esposende está voltado para um turismo que tira partido da presença do mar, das areias das praias, das dunas, das matas e das serranias próximas.Tudo começa nas dunas que constituem uma faixa contínua e estão particularmente desenvolvidas nas zonas de Fão e da Apúlia, povoadas por espécies vegetais comuns a outras zonas costeiras do litoral português. Assim, na zona pré-dunar surgem a eruca-marítima e o cardo marítimo, a duna, o estorno, o cordeiro-da-praia e a soldanela. Na depressão subsequente à duna primária surgem algumas espécies precursoras do mato, como o saganho-mouro. Entretanto, a introdução do chorão e da acácia elimina ou faz perigar a vegetação natural. Na proximidade das dunas, na sua retaguarda, surgem os povoamentos de pinheiro-bravo, semeados a fim de fixarem as areias.O cordão litoral representa, para além de um valor ecológico, abrigo para um determinado número de espécies animais e vegetais que dele dependem e um elemento de protecção, quer em relação às águas do mar, quer, resguardando-os do vento, dos diversos ecossistemas interiores, nomeadamente os campos cultivados.Neste contexto, a vegetação dunar desempenha um papel fundamental, na medida em que representa o melhor estabilizador das areias litorais, daí decorrendo boa parte da importância da sua conservação.Estabelecendo a ligação entre os sistemas dunares a norte e a sul do rio Cávado, estende-se o estuário deste rio, que, juntamente com o do Neiva, de menores dimensões, desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio ecológico da área. Os sapais contribuem de forma importante para tal fim, devido à diversidade de funções que desempenham. No Cávado e no Neiva encontram abrigo variadas espécies animais, pertencentes quer à fauna ictiológica - lampreia, salmão, truta marisca, sável e enguia - quer à avifauna - pato-real e andorinha-do-mar.Devido, por um lado, às ondas e correntes e aos ventos e, por outro, à exploração de areia nas praias, nos estuários e nos canais, à construção de defesas nas praias e à construção de estruturas no cordão litoral, tem-se verificado que este último se tem vindo a reduzir. A arriba de Ofir e os esporões construídos junto à foz do Cávado, em Pedrinhas e na Apúlia, representam outros tantos obstáculos artificiais cujas consequências são já visíveis.
Junto ao rio Cávado, numa das mais belas regiões de turismo de Portugal, encontra-se a Estalagem Parque do Rio, no pinhal de Ofir, próximo da praia.
Clube Náutico de Ofir
Cávado e o Atlântico
vista sobre o Atlântico
Ao longe as Torres de Ofir, que em minha opinião, não favorecem a paisagem
As três Aberrações
praia de ofir
Axis Ofir Beach Resort Hotel
O Facho da Senhora da Bonança funcionou como farol para os navegantes até que novas dunas se formaram entre a sua localização e a costa, tornando-o inútil. É um edifício do século XVI, construído em cantaria.Muito perto encontramos a Capela da Senhora da Bonança, onde os homens do mar vêm pedir protecção para a actividade piscatórias e maritimasOs característicos moinhos de vento espalhados ao longo do areal da Apúlia, singelas construções