sábado, 18 de julho de 2009

"PREVENÇÃO" NOVE MIL AJUDAM A PREVENIR FOGOS

terrenos nas florestas para evitar incêndios. Alguns recebem 12 euros por dia, outros fazem-no de graça.
Nove mil jovens vão este ano vigiar as florestas, limpar aceiros e caminhos de acesso a pontos de água, alertar as populações para o risco de fogos e ajudar à manutenção dos parques de lazer. Desde 2005 que o Instituto Português da Juventude (IPJ) promove o programa Voluntariado Jovem para as Florestas, mas no terreno há várias acções, todas com o mesmo objectivo: garantir que o fogo se mantenha longe destas áreas.
O programa chama os jovens, com idades entre os 18 e os 30 anos e por um mínimo de 7 dias de vigilância nas florestas, pelo qual recebem 12 euros e um seguro de acidentes.
Em Vieira do Minho, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o programa "vai já na segunda edição e tem dado frutos". Tanto que "há jovens que repetem a presença", afirma Manuela Guedes, responsável pelo Gabinete Florestal da autarquia, que é parceira do IPJ nesta iniciativa.
"Os jovens gostam da experiência, que lhes permite um contacto assíduo com a natureza" e outros há que "são atraídos pelo dinheiro. Aproveitam as férias para ganhar experiências novas e juntar um pecúlio", conclui.
No outro extremo do País, a iniciativa tem outros contornos, mas mantém o espírito. Em Loulé, as florestas "são vigiadas por meia centena de jovens que fazem a prevenção e detecção de fogos florestais, informam as populações sobre a limpeza dos terrenos e interagem com os mais idosos e isolada que os recebe muito bem", afirma a responsável pelo programa Teresa Laginha.
Aqui a promotora é a autarquia de Loulé e "os jovens não recebem qualquer dinheiro. Recebem a alimentação, uma T-shirt e uma mochila, bem como um boné", adianta. E "cada brigada realiza a vigilância durante uma quinzena" conclui a responsável.
Em Cascais, o programa Natura Observa junta mais de três centenas de voluntários que participam em acções de protecção da natureza no Parque Natural de Sintra Cascais.
O vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, salienta "a grande adesão ao programa, que demonstra o sucesso no envolvimento dos jovens na preservação dos recursos naturais do concelho". Cabe-lhes fazer o patrulhamentos nas matas da serra de Sintra e efectuar "um conjunto de trabalhos florestais, como limpeza de matos e controlo de acácia para reduzir o risco de incêndio", diz.
O Voluntariado Jovem para as Florestas dura até 30 de Setembro. Na inscrição os voluntários assinam uma "declaração de honra" em como não cometeram "nenhum crime contra a natureza".

Nenhum comentário: