domingo, 8 de março de 2009

PEDRA BELA-VALE DA TEIXEIRA-CASCATA DO ARADO








PEDRA BELA
Espelho da beleza fantástica do Parque Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Miradouro da Pedra Bela, em Terras de Bouro, está situado a cerca de 800 metros de altitude. Este é um dos locais mais famosos do Gerês, e uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê. Montanhas, a albufeira da Caniçada, os rios que serpenteiam a serra, a confluência do Rio Cávado com o rio Caldo, a vegetação própria desta serra, ou a estonteante Portela do Homem… A Pedra Bela desde sempre encantou, dizendo os antigos que foi a mão divina que aqui a colocou, como que uma peça num presépio, perfeita e imponente.

VALE DA TEIXEIRA
Vale da Teixeira desenvolve-se em plena Serra do Gerês, ao longo de um percurso com cerca de 10 quilómetros. Tem início num caminho florestal próximo da Pedra Bela, ligando a um velho trilho que nos orienta, entre os meandros da serra, até chegarmos ao soberbo vale da Teixeira

CASCATA DO ARADO
Situada em pleno coração do espantoso Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Cascata do Arado é uma das mais famosas quedas de água do Parque, que fascina quem contempla esta maravilha da natureza. O curso de água do rio Arado origina locais de grande beleza, como é o caso da cascata, que nos meses de verão, sobretudo aos fins de semana, é muito frequentada por quem pretende um banho refrescante. A Cascata do Arado está situada a uma altitude de cerca de 900 metros, criando uma sucessão de cascatas únicas, onde a água pura da montanha encara a dura rocha, plena de beleza.

2 comentários:

Francisco M. M. Arantes (Quito Arantes) disse...

Adorei a sua reportagem sobre o parque da peneda-gerês.
Também sou um amante deste parque, as fotos estão demais, parabéns.

trilhos.do.lobo disse...

OBRIGADO
SEM DUVIDA K GERÊS É DO MELHOR