sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

MARCHA SILENCIOSA


APARECE E TRÁS MAIS AMIGOS.
COM ROUPA PRETA E O TEU BATON COM UMA FITA PRETA
Marcha silênciosa em protesto contra a injustiça da Portaria 1245/2009 (que institui o pagamento de uma taxa de 200€ por cada autorização de actividades ou caminhadas no PNPG) dia 12 de Dezembro pelas 9h30 em Braga. Encontro no Arco da Porta Nova.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PASTOR BELGA

AS QUATRO VARIEDADES DE PASTORES BELGAS
GROENENDAEL
TERVUREN
MALINOIS
LAEKENOIS
O Pastor Belga é uma raça de porte grande e que possui quatro variedades: Groenendael,
Malinois, Tervuren e Laekenois. É um cão de guarda elegante, robusto, de cabeça erguida e de olhar esperto. É muito resistente a variações climáticas e apesar de sua origem como cão de pastoreio, é um eficiente cão de defesa e guarda.Possui quatro diferentes pelagens, porém todos os Pastores Belgas são inteligentes e possuem o faro aguçadíssimo. Além disso, são carinhosos com os donos e extremamente familiares. Adoram brincar e estar próximos a crianças.O Pastor Belga Groenendael é a variedade de pêlo longo e preto. Tornou-se muito popular como cão de forças policiais, tendo atuado com sucesso na Primeira Guerra Mundial. Valente, destemido e independente, embora apegado a seu dono, requer pulso forte em sua educação, como todo cão de trabalho e guarda.O Pastor Belga Malinois é a variedade de pêlo curto. A cor da sua pelagem é fulvo encarvoado com máscara preta. Desenvolvido na região de Malinois, é o mais popular dos pastores na Bélgica. Tem como qualidades a excelência na guarda, a lealdade, a devoção ao dono e a inteligência. É utilizado por equipas policiais de vários países. O temperamento é estável, porém, o Malinois mostra-se desconfiado com estranhos. O Pastor Belga Malinois está presente no Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior farejador de drogas já registrado.O Pastor Belga Laekenois tem pêlo duro caracterizado pelo grau de aspereza e rusticidade por todo o corpo. Aço é fulvo com traços de encarvoados, principalmente no focinho e cauda. É o mais ciumento de todos.O Tervuren apresenta pelagem longa e de coloração mesclada. É obediente, alerta e como os outros inteligente. Cheio de energia, ele precisa de exercícios físicos e mentais diariamente para manter seu bem-estar. É excelente cão de pastoreio, podendo também ser utilizado para guarda.Em geral, o Pastor Belga mede de 56 a 66 cm e o seu peso varia de 25 a 36 kg.
Origem e História
O Pastor Belga, nas suas quatro variedades, é conhecido na maior parte do mundo como Groenendael ou Cão de Berger Belge e sua origem data de antes de 1500.Por volta de 1890, uma comissão de membros de clubes de raças e veterinários juntou forças para determinar se havia um cão pastor de origem verdadeiramente Belga.O professor Adolphe Reul e seu grupo, concluíram que em sua província havia um tipo consistente de pastores, anatomicamente idênticos, mas diferindo na textura da pelagem, cor e comprimento do pêlo. Nas outras oito províncias os resultados foram similares e entre 1891 e 1901 o Pastor Belga foi registrado pela Sociedade Real de São Humberto.O Pastor Belga de pelagem negra e longa deve sua existência a Nicolas Rose, restaurador e dono do Castelo Groenendael, nos arredores de Bruxelas. Ele adquiriu um casal (Picard d'Ucle e Petite) que junto com seus descendentes (filhos, netos, etc.) foi a base do tronco de formação desses lindos pastores negros. Como justa homenagem em 1910 a variedade foi oficialmente nomeada Groenendael.O Pastor Belga tornou-se muito popular, por ser um cão muito versátil, e de inteligência aguçadíssima. Ele é um cão de múltiplas funções, pois além de pastor é um grande companheiro, guarda e policial, fazendo patrulhas, buscas, servindo de mensageiro e até puxando trenós.